Background Image
0 0
Truta à Belle Meunière, aprenda a receita tradicional

Compartilhe em suas redes sociais:

Ou você pode simplesmente compartilhar a URL

Ingredientes

Quantidade de porções
2 filés Truta
100g Alcaparras
100g Champignon em conserva
2 colheres para sopa Manteiga
8 Camarão Grandes
100g Farinha de trigo
1 colher para café Cebola em pó
1 colher para café Alho em pó
1/2 colher para café Sal
1/2 Limão
A gosto Salsinha

Informação Nutricional

1 filé
Porção
520
Calorias
51
Proteínas
22
Gorduras
9
Satuaradas
0
Trans.
40
Carb.
4
Fibras
1091
Sódio
89
Colesterol
1
Açúcar

Marque essa receita

Você precisa fazer login ou se cadastrar para marcar este conteúdo.

Truta à Belle Meunière, aprenda a receita tradicional

Tipo:
  • Peixes
Cozinha:

A origem deste prato é francesa e seu nome está associado à farinha de trigo.

  • 15min
  • Porções 2
  • Fácil

Ingredientes

Instruções

Compartilhar

O termo “Meunière” significa “esposa do moleiro”, que à época era a pessoa que operava o moinho, equipamento usado antigamente para transformar o trigo em farinha, isso lá no século XIX. Foi justamente nesta época que este prato surgiu: com a fartura de farinha de trigo em casa, as esposas dos moleiros começaram a empanar os peixes antes de fritá-los para que ficassem mais firmes.

Apesar do linguado ser o peixe usado na receita tradicional, qualquer tipo de peixe pode ser preparado à Belle Meurière. Eu gosto de usar filés mais baixos, como o da truta, mas você pode preparar postas altas sem nenhum problema, ficam muito boas.

Além de empanado na farinha e coberto com alcaparras e champignons na manteiga, é muito comum servir este prato com camarões. Nessa receita eu resolvi empaná-los na mesma farinha usada para empanar o peixe, mas o tradicional é servi-los apenas refogados na manteiga.

Costumo fazer outra pequena modificação com relação à receita original: ao invés de fritar o peixe na manteiga eu gosto de fazê-lo no azeite, acho a fritura na manteiga muito pesada. Deixo para introduzir o gostinho da manteiga na receita refogando os champignon e alcaparras nela.

Passos

1
Feito

O ideal é já comprar os filés do peixe escolhido, tirar os filés em casa exige alguma experiência. Não esqueça de pedir para deixarem a pele no filé, além de muito saborosa depois de frita ela mantem o filé inteiro. Mesmo comprando tudo pronto não custa verificar se sobrou alguma espinha. Os camarões também devem estar limpos, sem casca, rabo, cabeça ou vísceras.

2
Feito

Como gosto de temperar a farinha eu vou usar apenas o limão no peixe, mesmo assim bem pouco, somente o suco de 1/2 limão para os dois filés. Espalhe bem o suco por toda a superfície e deixe absorver por uns minutos, em seguida enxugue os filés com um papel toalha.

3
Feito

Misture a farinha com o sal, a cebola e o alho em pó. Se você tiver em casa a cebola e o alho em pó você pode usar algum tempero industrial em pó, como o "Meu segredo", da Maggi. Depois de misturar bem todos os ingredientes passe somente a parte sem pele dos filés pela mistura. Aperte um pouco para garantir que a farinha cubra toda a superfície.

4
Feito

Aqueça uma frigideira com o azeite, o ideal é usar uma frigideira baixa e com revestimento anti-aderente, isso para facilitar virar os filés.

5
Feito

Algumas pessoas gostam de começar fritando pelo lado da pele, eu prefiro começar pelo lado com farinha para garantir um "casquinha mais limpa". É questão de gosto. Frite por 3 minutos no fogo alto sem mexer no peixe. Se você for preparar os camarões empanados na mesma farinha essa é a hora de colocá-los na frigideira.

6
Feito

Chegou a hora de virar o filé, se você estiver usando uma frigideira como a sugerida essa etapa não deve ser problema, use a maior espátula que você tiver na cozinha. Abaixe o fogo e frite o lado da pele por mais 3 minutos. Você não vai mais virar o peixe, mas os camarões precisam ser virados ao menos uma vez.

7
Feito

Enquanto o peixe termina de chegar no ponto vamos refogar rapidamente as alcaparras e os champignons. Para isso comece derretendo a manteiga em uma panela no fogo médio.

8
Feito

Enquanto a manteiga derrete pique as alcaparras no tamanho que você preferir, algumas pessoas preferem inclusive deixá-las inteiras.

9
Feito

Agora é só refogar as alcaparras e os champignons já fatiados na manteiga por 1 minuto. Normalmente nem é preciso acrescentar sal, já que as alcaparras já são muito salgadas. De qualquer forma não custa experimentar.

Alexandre Litwinski

Ele é um Analista de Sistemas mineiro que passou por uma grande evolução nessa vida! De uma pessoa que simplesmente não gostava de comer (eu não sei como isso é possível) para um talentoso e curioso cozinheiro de mão cheia.

Avaliações da Receita

Ainda não existe avaliaçõe para essa receita, deixe a sua avaliação no formulário abaixo
Farofa crocante feita com polenta de milho
anterior
Farofa crocante feita com polenta de milho
Torrada Francesa da era da Internet
próximo
Torrada Francesa da era da Internet
Farofa crocante feita com polenta de milho
anterior
Farofa crocante feita com polenta de milho
Torrada Francesa da era da Internet
próximo
Torrada Francesa da era da Internet

8 Comentários Esconder comentários

Uma das raras vezes que eu vejo em um blog de culinária o termo “Meunière” explicado corretamente. Normalmente enfeitam tanto que fica parecendo a doença do ouvido interno “Síndrome de Meunière”, no caso o sobrenome do médico que a descobriu. Já deu para perceber que eu sofro de coisa. Enfim, na gastronomia o melhor mais é menos como diz o Fogaça. Então eu acho que o Belle pode ser deixado de lado.

Deixe o seu comentário