Truta à Belle Meunière, aprenda a receita tradicional

2015-10-07
  • Porções: 2
  • Tempo prep: 5m
  • Tempo de cozimento: 10m
  • Pronta em: 15m

Ele é um administrador de empresas..

Mais receitas deste Chef »
Avaliação média dos leitores

(4.8 / 5)

4.8 5 11
Avalie esta receita

11 pessoas avaliaram

Veja também:
  • Namorado empanado no Corn Flakes e castanha de caju com chips de batata doce

    Namorado empanado no Corn Flakes e castanha de caju

  • Omelete de legumes light

    Omelete light de legumes, champignon e ricota [274cal]

  • poivre vert

    Filé mignon ao poivre vert (Filet de boeuf sauce au poivre vert)

  • Maionese caseira de ervas

    Maionese caseira de ervas com ovos frescos

  • Aspargos no sous vide

    Aspargos perfeitos preparados no sous vide [38cal]

A origem deste prato é francesa e seu nome está associado à farinha de trigo.

O termo “Meunière” significa “esposa do moleiro”, que à época era a pessoa que operava o moinho, equipamento usado antigamente para transformar o trigo em farinha, isso lá no século XIX. Foi justamente nesta época que este prato surgiu: com a fartura de farinha de trigo em casa, as esposas dos moleiros começaram a empanar os peixes antes de fritá-los para que ficassem mais firmes.

Apesar do linguado ser o peixe usado na receita tradicional, qualquer tipo de peixe pode ser preparado à Belle Meurière. Eu gosto de usar filés mais baixos, como o da truta, mas você pode preparar postas altas sem nenhum problema, ficam muito boas.

Além de empanado na farinha e coberto com alcaparras e champignons na manteiga, é muito comum servir este prato com camarões. Nessa receita eu resolvi empaná-los na mesma farinha usada para empanar o peixe, mas o tradicional é servi-los apenas refogados na manteiga.

Costumo fazer outra pequena modificação com relação à receita original: ao invés de fritar o peixe na manteiga eu gosto de fazê-lo no azeite, acho a fritura na manteiga muito pesada. Deixo para introduzir o gostinho da manteiga na receita refogando os champignon e alcaparras nela.

Vamos à nossa receita de Truta à Belle Meunière

Ingredientes

  • 2 filés de truta
  • 100g de alcaparras
  • 100g de champignon (fatiado)
  • 1 colher de sopa de manteiga (bem cheia)
  • 4 camarões grandes
  • 100g de farinha de trigo
  • 1/2 colher de sopa de sal
  • 1/2 colher de sopa de cebola em pó
  • 1/4 de uma colher de sopa de alho em pó
  • 1/2 xícara de chá de azeite
  • Salsinha a gosto
  • 1/2 limão

Preparo

Passo1

O ideal é já comprar os filés do peixe escolhido, tirar os filés em casa exige alguma experiência. Não esqueça de pedir para deixarem a pele no filé, além de muito saborosa depois de frita ela mantem o filé inteiro. Mesmo comprando tudo pronto não custa verificar se sobrou alguma espinha. Os camarões também devem estar limpos, sem casca, rabo, cabeça ou vísceras.
Truta à Belle Meunière

Passo2

Como gosto de temperar a farinha eu vou usar apenas o limão no peixe, mesmo assim bem pouco, somente o suco de 1/2 limão para os dois filés. Espalhe bem o suco por toda a superfície e deixe absorver por uns minutos, em seguida enxugue os filés com um papel toalha.
Truta à Belle Meunière

Passo3

Misture a farinha com o sal, a cebola e o alho em pó. Se você tiver em casa a cebola e o alho em pó você pode usar algum tempero industrial em pó, como o "Meu segredo", da Maggi. Depois de misturar bem todos os ingredientes passe somente a parte sem pele dos filés pela mistura. Aperte um pouco para garantir que a farinha cubra toda a superfície.
Truta à Belle Meunière

Passo4

Aqueça uma frigideira com o azeite, o ideal é usar uma frigideira baixa e com revestimento anti-aderente, isso para facilitar virar os filés.
Truta à Belle Meunière

Passo5

Algumas pessoas gostam de começar fritando pelo lado da pele, eu prefiro começar pelo lado com farinha para garantir um "casquinha mais limpa". É questão de gosto. Frite por 3 minutos no fogo alto sem mexer no peixe. Se você for preparar os camarões empanados na mesma farinha essa é a hora de colocá-los na frigideira.
Truta à Belle Meunière

Passo6

Chegou a hora de virar o filé, se você estiver usando uma frigideira como a sugerida essa etapa não deve ser problema, use a maior espátula que você tiver na cozinha. Abaixe o fogo e frite o lado da pele por mais 3 minutos. Você não vai mais virar o peixe, mas os camarões precisam ser virados ao menos uma vez.
Truta à Belle Meunière

Passo7

Enquanto o peixe termina de chegar no ponto vamos refogar rapidamente as alcaparras e os champignons. Para isso comece derretendo a manteiga em uma panela no fogo médio.
Truta à Belle Meunière

Passo8

Enquanto a mantreiga derrete pique as alcaparras no tamanho que você preferir, algumas pessoas preferem inclusive deixá-las inteiras.
Truta à Belle Meunière

Passo9

Agora é só refogar as alcaparras e os champgnons já fatiados na manteiga por 1 minuto. Normalmente nem é preciso acrescentar sal, já que as alcaparras já são muito salgadas. De qualquer forma não custa experimentar.
Truta à Belle Meunière

Passo10

Agora é só montar o prato, para isso transfira o peixe para o prato no qual será servido, espalhe generosamente as alcaparras e champgnons sobre ele e decore com os camarões.
 Truta à Belle Meunière

Receita de:

Comentários (5)

  1. postado por Adrian em 26 de Fevereiro de 2016

    Adoro comer peixe e tenho uma preferência muito grande pelo Salmão, mas nossa, isso parece delicioso!
    Obrigado pela receita!

  2. postado por Eduardo Andrade em 17 de Abril de 2016

    Muito boa essa receita. vou fazer aqui em casa para minha família garanto que todos irão gostar obrigado por compartilhar suas dicas Alexandre.

    Abraços….

  3. postado por Deborah Andrade de Moraes em 28 de Abril de 2016

    Adorei a receita. Estou sempre procurando receitas novas de peixe para preparar e fugir do básico: peixe assado com alcaparras ou peixe a milanesa.
    Esses diz fiz um cação cozido que ficou uma delicia também.

    Gostei do blog, voltarei mais vezes! =) Beijos!
    http://www.vivendojunto93.blogspot.com.br

  4. postado por Dri Tatto em 13 de Janeiro de 2017

    Nossa, que cara deliciosa que tem essa truta. Adorei a receita e fico até meio perdida no meio de tantas outras ótimas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE