Diferença entre o sal de cozinha e o Sódio

Por : | 2 Comentários | On : 28 de setembro de 2014 | Categoria : Curiosidades, Ingredientes

sal de cozinha e o Sódio

Muito se fala ultimamente sobre os prejuízos à saúde causados pelo consumo excessivo de sódio. O ministério da saúde chegou a firmar um acordo com a Associação das Indústrias da Alimentação (Abia) prevendo a retirada de 1,8 mil tonelada dessa substância até o final de 2014. Inicialmente os alvos foram o pão de forma, as “bisnaguinhas” e o macarrão instantâneo; porém novos produtos entrarão nessa lista nos próximos anos.  Como não sou médico, vou me abster de discutir os seus malefícios à nossa saúde, só não posso deixar de dizer que ele é um elemento fundamental ao nosso organismo e como quase tudo na vida, só faz mal quando consumido em excesso.

Se você quer reduzir o consumo diário dessa substância tão difamada hoje em dia, o primeiro passo é entender a sua diferença para o nosso sal de cozinha.

O sal de cozinha é o Cloreto de Sódio, uma molécula formada por Sódio (40%) e Cloro (60%). Adultos devem consumir no máximo  5g por dia de sal de cozinha.  Já o Sódio é um elemento químico e o seu consumo deve ser restrito a 2g por dia, isso de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

O que muitos não sabem é que o sabor “salgado” do nosso sal de cozinha vem do Cloro e não do Sódio. Como o Sódio possui um gosto quase neutro, muitas vezes a indústria abusa do seu uso nos alimentos sem que sejamos capazes de perceber. Uma sopa instantânea (porção individual) chega a ter 800mg de Sódio, mais de 1/3 do nosso limite diário! Não para por aí, acreditem se quiserem, mesmo depois do acordo com o Ministério da Saúde, alguns sabores de macarrões instantâneos chegam a incríveis 1.8g por porção individual!!!

Se você quer realmente reduzir a quantidade de Sódio que ingere diariamente, deixo aqui algumas dicas:

  • Evite produtos industrializados
  • NÃO consuma macarrões instantâneos e sopas de saquinho
  • Evite ao máximo os caldos em cubos
  • Não leve o saleiro à mesa, isso estimula o consumo de maior quantidade de sal
  • Leia sempre os rótulos e evite alimentos com alto teor

Limite de consumo de sal de cozinha por dia: 5g

Limite de consumo de sódio por dia: 2g

Share This Post!

Comentários (2)

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




    Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE