Diferença entre o sal de cozinha e o Sódio
Muito se fala ultimamente sobre os prejuízos à saúde causados pelo consumo excessivo de sódio. O ministério da saúde chegou a firmar um acordo com a Associação das Indústrias da Alimentação (Abia) prevendo a retirada de 1,8 mil tonelada dessa substância até o final de 2014. Inicialmente os alvos foram o pão de forma, as “bisnaguinhas” e o macarrão instantâneo; porém novos produtos entrarão nessa lista nos próximos anos. Como não sou médico, vou me abster de discutir os seus malefícios à nossa saúde, só não posso deixar de dizer que ele é um elemento fundamental ao nosso organismo e como quase tudo na vida, só faz mal quando consumido em excesso.
Se você quer reduzir o consumo diário dessa substância tão difamada hoje em dia, o primeiro passo é entender a sua diferença para o nosso sal de cozinha.
O sal de cozinha é o Cloreto de Sódio, uma molécula formada por Sódio (40%) e Cloro (60%). Adultos devem consumir no máximo 5g por dia de sal de cozinha. Já o Sódio é um elemento químico e o seu consumo deve ser restrito a 2g por dia, isso de acordo com a Organização Mundial da Saúde.
O que muitos não sabem é que o sabor “salgado” do nosso sal de cozinha vem do Cloro e não do Sódio. Como o Sódio possui um gosto quase neutro, muitas vezes a indústria abusa do seu uso nos alimentos sem que sejamos capazes de perceber. Uma sopa instantânea (porção individual) chega a ter 800mg de Sódio, mais de 1/3 do nosso limite diário! Não para por aí, acreditem se quiserem, mesmo depois do acordo com o Ministério da Saúde, alguns sabores de macarrões instantâneos chegam a incríveis 1.8g por porção individual!!!
Se você quer realmente reduzir a quantidade de Sódio que ingere diariamente, deixo aqui algumas dicas:
- Evite produtos industrializados
- NÃO consuma macarrões instantâneos e sopas de saquinho
- Evite ao máximo os caldos em cubos
- Não leve o saleiro à mesa, isso estimula o consumo de maior quantidade de sal
- Leia sempre os rótulos e evite alimentos com alto teor
Limite de consumo de sal de cozinha por dia: 5g
Limite de consumo de sódio por dia: 2g
Liliana Menezes liked this on Facebook.
Flávya Lopes liked this on Facebook.
Olá amigo, de onde tirou que o sódio não é o responsável pelo gosto salgado, e sim o cloro? Na verdade, isso está incorreto.
É exatamente o sódio que dá o sabor “salgado” do sal. Bicarbonato de sódio também tem sabor “salgado”. E o que tem em comum ao NaCl (sal) e o NaHCo3(bicarbonato)? Voilá! O Na, o nosso sódio!!!!