Os 5 tipos de molho de soja do Collor
Primeiro quero deixar claro que este não é um texto político. Não vou falar bem ou mal do nosso ex-presidente Fernando Collor de Melo, nem mesmo direi se pintei a cara e saí às ruas nos seus últimos dias de governo. Mas achei que este Post seria oportuno justamente agora que chegamos ao fim de mais uma eleição e temos uma nova a mesma presidente pelos próximos quatro anos.
O que quero compartilhar com vocês e que só me ocorreu anos depois do governo Collor, quando comecei a cozinhar, foi a enorme contribuição que ele deixou para os amantes da culinária e porque não dizer para a própria cultura culinária brasileira.
Parece que fiquei doido e escrevi um monte de insanidades? Deixa eu explicar isso melhor: Antes de 1990, além da conhecida Reserva de Mercado de Informática que proibia completamente, através de leis, a importação de computadores e componentes eletrônicos, existia também uma reserva de mercado geral que ao invés de leis utilizava de altas taxas e impostos de importação para inviabilizar a entrada de produtos estrangeiros no Brasil. Vivíamos na prática um isolamento comercial que ao invés de impulsionar a indústria Brasileira, simplesmente a acomodou. Sem menosprezar os enormes impactos para a economia e desenvolvimento do Brasil, isso afetava muito o nosso querido setor gastronômico, limitando o nosso acesso a produtos industrializados ou in-natura que éramos capazes de produzir internamente, o que diga-se de passagem não era lá muita coisa. Na prática (quem tem mais de 35 anos vai se lembrar bem) só tínhamos o básico à nossa disposição e mesmo assim apenas de uma ou duas marcas diferentes. Leite condensado era Moça, caldo de carne Knnor, e extrato de tomate Elefante.
Essa restrição a novos ingredientes impedia a nossa culinária de evoluir ou mesmo incorporar ao dia-a-dia pratos estrangeiros. É o caso (sobre o qual eu já comentei no Blog) do tão famoso Arroz à Piamontese. Um dos mais populares risotos brasileiros tem pouca relação com a Itália, trata-se de uma receita made in Brasil criada pelos chefs Brasileiros para driblar a falta de ingredientes (como o arroz arbóreo, trufas e outros ingredientes) e conseguir servir um risoto aos seus clientes.
Foi o governo Collor que promoveu a abertura de mercado e com ela uma enxurrada de produtos importados surgiram no Brasil. Determinados supermercado tinham sessões inteiras dedicadas a eles. Me lembro quando no “Paes Mendonça” existia uma área que era literalmente um mercado dentro do hipermercado, somente com produtos importados. Ao entrar lá a sensação era de estar viajando para o exterior.
Hoje, ao menos nas grandes cidades brasileiras, a disponibilidade de produtos e ingredientes estrangeiros é enorme. Com exceção de ingredientes exóticos, principalmente os orientais, temos praticamente todos os outros à nossa disposição em casas especializadas. Ingredientes antigamente difíceis de se encontrar e bastante caros, hoje fazem parte da nossa rotina como o caso do presunto cru e dos cogumelos secos. Já outros que sempre fizeram parte da nossa vida, se mostraram muito mais sofisticados do que podíamos imaginar. É o caso do molho de soja. Foi uma surpresa a primeira vez que comi comida japonesa no exterior e me deparei com um molho de soja que em nada se parecia com o nosso bom e velho Sakura. Fui então pesquisar e descobri que no Japão existem 5 categorias (não são tipos ou marcas) de molho de soja e que o nosso Sakura é simplesmente um representante (de baixa qualidade, diga-se de passagem) de uma delas.
Se hoje temos a oportunidade de experimentar um sabor diferente a cada ida ao supermercado ,além dos 5 tipos diferentes de molho de soja que existem no Japão e hoje estão à venda no nosso país, devemos isso à abertura de mercado promovida por um governo de quem só costumamos dirigir críticas. Isso nos mostra que na verdade a dicotomia quando aplicada à política é no mínimo inocente, nenhum governo é inteiramente mau ou bom.
Curiosidade
Normalmente as pessoas que gostam de cozinha e de culinária, também gostam de viajar. Este é exatamente o perfil da maioria dos leitores do Blog. Vocês sabiam que antes do governo Collor nós não tínhamos cartões de crédito internacionais no Brasil? Imaginem viajar precisando levar todo o dinheiro na mala!
Quer saber quais são os cinco tipos de molho de soja Japoneses? Este link da Wikipédia explica muito bem cada um deles.