Crock-Pot a ferramenta para o cozimento lento

Por : | 6 Comentários | On : 22 de dezembro de 2013 | Categoria : Equipamentos

crockpot-1

Crock-Pot é o nome usado para fazer referência a todo tipo de panela elétrica, em especial as panelas de Slow-cooker. Não confunda Slow-cooker com Slow food. Enquanto o primeiro é uma técnica culinária, tema deste post, o segundo termo diz respeito a um movimento surgido no final da década de 80 com o objetivo de valorizar o alimento. É um movimento em clara oposição ao Fast food.

O Slow-cooker, ou o ato de cozinhar os alimentos lentamente não é novidade. Há muitos anos já se cozinhavam grãos em panelas de ferro sobre o fogo por várias e várias horas. Porém, em 1971 surgia a Crock-Pot, nome que virou sinônimo deste tipo de panela. Tratava-se de uma panela elétrica com um recipiente de cerâmica em seu interior. Ela ganhou muita popularidade por uma simples necessidade da época: o tempo.

As mulheres estavam ingressando no mercado de trabalho intensamente e não podiam mais gastar várias horas preparando as refeições da família. Com a Crock-Pot a dona de casa e agora operária, picava e colocava todos os ingredientes na panela antes de sair para o trabalho e quando voltava tinha uma refeição quente e saborosa para servir.

Hoje a panela (Crock-Pot) é usada mais em função dos benefícios do cozimento lento; para a falta de tempo vieram as refeições congeladas amplamente difundidas a partir dos anos 90.

Cozinhar lentamente em uma Crock-Pot pode acrescentar muito sabor aos alimentos, além de transformar o colágeno das carnes em gelatina, o que as torna extremamente macias.

A maioria das panelas presentes no mercado são muito simples e fáceis de usar. Basicamente você escolhe entre duas ou três opções de cozimento (mais ou menos lento).

Essa é a crock-pot que eu utilizo em casa

Panela de cozimento lento ou crock-pot

Em casa eu tenho este modelo que é um pouco mais sofisticado, permitindo a programação de tempo, por exemplo. Porém, a maior vantagem deste modelo é possuir um termômetro incorporado.

Ela está equipada com um termômetro em forma de espeto que pode ser introduzido em peças de carnes permitindo que a panela seja programada para interromper o cozimento assim que o interior da peça chegar a determinada temperatura. Isso é ótimo quando queremos carnes mal passadas ou ao ponto.

Para quem deseja comprar a primeira panela eu recomendo escolher um modelo bem simples e barato. A tendência é usarmos muito pouco este tipo de panela no dia-a-dia. Eu mesmo utilizo para poucas receitas. Aqui segue o link de uma receita de coelho preparada nessa panela.

Share This Post!

Comentários (6)

  1. postado por Valéria em 13 de julho de 2015

    Onde consigo comprar esta panela?
    Grata.

    • postado por Alexandre Litwinski em 14 de julho de 2015

      Oi valéria, este modelo eu comprei nos EUA, aqui no Brasil eu nunca achei à venda. Contudo, existem diversos modelos à venda por aqui, basta fazer uma pesquisa por slow cooker na internet. Abraços.

    • postado por Xavier em 14 de agosto de 2015

      Comprei recentemente uma panela de cozimento lento no Sam’s Club de Contagem-MG.

      • postado por Alexandre Litwinski em 15 de agosto de 2015

        Que legal Xavier, espero que você aproveite bastante, se puder mande as receitas que fizer. Abraços.

  2. postado por Gisele em 29 de setembro de 2015

    Visitei uma prima nos EUA e ela cozinhou carne na slow cooker pra nós, ficou muito bom! Realmente, não é algo que vemos por aqui, né? Por curiosidade, fui pesquisar depois que uma amiga dos EUA disse que também tinha e falou de receitas (ela coloca Dr Pepper na carne de porco e disse que fica bom!?). Parece que existem modelos nacionais da Cadence disponíveis no Brasil por menos de 200 reais, já, é um começo para quem não deseja importar.

    • postado por Alexandre Litwinski em 29 de setembro de 2015

      Realmente existem modelos nacionais com o preço bem legal, acho que vale a pena ter uma casa. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE