Panelas para fritura sem óleo
Três principais tipos de panelas para fritura sem óleo
Presentes no mercado mundial há muitos anos, somente em 2011 elas começaram a chegar ao Brasil. A primeira foi a Actifry(1) licenciada por diversas marcas pelo mundo, no Brasil chegou pelas mãos da Arno.
Meses depois foi a vez da Airfryer(2) e por fim a Philco entrou na brincadeira (com um brinquedo literalmente) chamado Airfry(3). Muitos modelos derivados das originais podem ser encontrados, porém o princípio de funcionamento de cada uma não muda.
Devidamente apresentadas, fica a pergunta principal: As panelas de frituras sem óleo realmente funcionam? A resposta é simples, NÃO. Ao menos no que se refere a SEM óleo. A verdade é que nenhuma delas promete fritar sem óleo. A proposta é conseguir os mesmos resultados da fritura por imersão, sem imersão. Qual a vantagem? Os alimentos vão absorver muito menos óleo. Os fabricantes prometem 80% de redução. Porque? Porque eles sabem (inclusive orientam nos manuais a adição de óleo ao se preparar determinados alimentos) que não existe fritura sem óleo. Na verdade existe, só que chamamos de assar.
Agora vamos entender a diferença básica de cada uma:
Actifry – Possui uma corrente constante de ar aquecido que frita (se houver alguma gordura ou óleo) ou assa (se não houver) o alimento. O alimento é colocado em uma panela redonda e uma pá giratória o move constantemente. Não existe controle de temperatura.
Leia aqui o post sobre este modelo.
Airfryer – Possui uma panela com um cesto . A existência do cesto permite que toda a gordura liberada pelos alimentos seja recolhida na panela e fique sem contato com o estes. Isso reduz a quantidade de gordura dos pratos. Quando fechada, o cesto fica abaixo de uma resistência elétrica e uma ventoinha. Este fluxo de ar constante frita ou assa o alimento. Existe um controle de temperatura e um timer de auto-desligamento.
Leia aqui o post sobre este modelo.
Airfry – Neste modelo existe apenas um cesto rotatório para os alimentos. Uma fonte de calor lateral é responsável por fritar ou assar. Não existe fluxo de ar como nos outros modelos. A temperatura é fixa, possui apenas um timer de desligamento. Na minha opinião é um produto oportunista, lançado apenas para aproveitar o interesse de mercado. Nem de longe entrega os resultados prometidos.
Leia aqui o post sobre este modelo.
É importante dizer que expressei neste post a opinião que formei depois de testar cada uma das panelas. Possuo as três na minha cozinha e até hoje, quando me vem uma inspiração, realizo experiências que sempre compartilho com vocês através deste Blog.
Qual melhor