Background Image
0 0
Geleia de Menta, faça a sua em casa

Compartilhe em suas redes sociais:

Ou você pode simplesmente compartilhar a URL

Ingredientes

Quantidade de porções
2 Maçã verde Escolha as mais maduras
120g Açúcar refinado
2 colheres para sopa Vinagre
2 xícaras para chá Hortelã ou menta Picada
1/4 de uma xícara para chá Água

Informação Nutricional

30g
Porção
182
Calorias
0
Proteínas
0
Gorduras
0
Saturadas
46
Carb.
5
Fibras
7
Sódio

Marque essa receita

Você precisa fazer login ou se cadastrar para marcar este conteúdo.

Geleia de Menta, faça a sua em casa

Tipo:
  • Geleias
Cozinha:
  • 65 min
  • Porções 4
  • Fácil

Ingredientes

Instruções

Compartilhar

Geleia de menta é o “molho” perfeito para um cordeiro, seja ele assado, grelhado e até mesmo cozido. Fazer uma boa geleia de menta em casa para acompanhar o seu cordeiro é mais fácil do que muitos imaginam. O problema é que as geleias comerciais são mais gelatinas do que geleias.

A menta ou hortelã como vocês sabem não é uma fruta e não tem polpa. Preparar uma geleia somente com menta é impossível. Ou você vai precisar usar muito açúcar e acabar com uma calda doce de menta ou certamente precisará utilizar gelatina, muita gelatina e ai meu amigo(a), você vai acabar com uma gelatina de menta parecida com aquelas horrorosas que encontramos nas prateleiras dos supermercados.

A melhor saída é utilizar a polpa de uma fruta para fazer a geleia. Podemos fazer uma geleia tradicional ou cozinhar um pouco menos a fruta de forma a obter quase um chutney de menta.

Funciona muito bem com pêras e maçãs (verdes ou vermelhas). Gosto de misturar as duas. Como hoje não tinha nenhuma pêra em casa e no supermercado elas estavam custando R$ 15 (contra R$ 4,99 da maçã) resolvi fazer só com maçãs.

Passos

1
Feito
5 min

Descasque e pique as peras. Corte a hortelã bem fina.

2
Feito
60 min

Coloque as peras, o açúcar e a água em uma panela média em fogo brando. Deixe o açúcar dissolver e cozinhe por 1 hora ou até que as peras fiquem bem moles. Ao final do cozimento acrescente a hortelã e o vinagre. Deixe esfriar e sirva com carne de carneiro.

Alexandre Litwinski

Ele é um Analista de Sistemas mineiro que passou por uma grande evolução nessa vida! De uma pessoa que simplesmente não gostava de comer (eu não sei como isso é possível) para um talentoso e curioso cozinheiro de mão cheia.

Avaliações da Receita

Ainda não existe avaliaçõe para essa receita, deixe a sua avaliação no formulário abaixo
Quesadilla de Pollo (frango)
anterior
Quesadilla de Pollo (frango)
Suflê de gorgonzola e espinafre com pistache
próximo
Suflê de gorgonzola e espinafre com pistache
Quesadilla de Pollo (frango)
anterior
Quesadilla de Pollo (frango)
Suflê de gorgonzola e espinafre com pistache
próximo
Suflê de gorgonzola e espinafre com pistache

23 Comentários Esconder comentários

Olá!
Dá para fazer geleia sem açúcar: substitua-o por tâmaras ou ameixas secas, sem caroço. A proporção é mais ou menos 100 gramas de tâmaras ou ameixas para cada 400 gramas de polpa de fruta. Se a fruta escolhida estiver mais ácida, aumente um pouco a proporção de tâmaras ou ameixas.
Espero ter ajudado.

Para que fique verde, faça o seguinte:
1.Coloque água para ferver.
2.Prepare uma bacia com água e bastante gelo.
3.Quando a água ferver, coloque a hortelã e deixe fervendo por alguns segundos… Você vai perceber que o verde ficará bem vivo.
4. Com uma escumadeira ou peneira, retire a hortelã da água fervente e coloque diretamente naquela bacia preparada com bastante gelo.

Esse choque térmico fará com que a geleia fique verdinha.

Depois desse processo, utilize conforme a receita.
Espero ter ajudado.

fiz a sua recomendação – realmente as folhas ficam verdinhas, mas acabam escurecendo novamente quando são adicionadas à geleia. de qualquer modo valeu a dica.

Talvez usando um pouco de limão,quebre a oxidação normal dos beta carotenos abundantes na maçã e na pera.
Reduzir a mistura de açúcar e fruta em uma temperatura mais baixa tb ajuda

Mas dai o hortelã não vai ao fogo?
É a geléia fica verde?
Fica gostoso com chuchu?
Com maçã ou pera não fica mais gostoso?
Se puder me esclarecer, agradeço!
Vou tentar fazer!

gente sou Geleira, quer dizer trabalho com geleias, ver Instagram ou Face Essenzia no Pote, tudo o que for folhias tem que colocar nos final somente 15 a 10 minutos antes, isto é para preservar a cor verde, e o sabor fica super bom ainda melhor se vc tem seu vaso com hortelá, na sua casa ou jardim, ela estará sem agrotóxicos, e somente higienizar sempre com produto especial para higienizar verduras, 5 minutos de molho já é suficiente, logo secar com papel toalha com cuidado de não deixar resto de papel, !! açucar e limão depois de 30 minutos do cozimento da fruta, logo açucar e limão de acordo ao peso, não diminuir o açucar porque depois de uma semana vai fermentar, e ai sim não pode comer!!!, se coloca o açucar de acordo ao peso das frutas peras e maças vai ter uma geleia de 90 días depois de aberta na geldeira é claro e 1 ano na prateleira, melhor prateleira com luz natural, não recomendam armario fechado, logo mexer muito no fogo, não pode queimar, não uso pectina ( produto que endurece), uso somente frutas como maça verde,sem agua somente extrato da maça!! outro proceso realmente para as geleias, sem corantes, hummm vou fazer a de menta, seguindo a receita que tenho de tomate com majericão e fica verdinha hoje vou postar ela no Instagram! suceso a todos

fiz a sua recomendação – realmente as folhas ficam verdinhas, mas acabam escurecendo novamente quando são adicionadas à geleia. de qualquer modo valeu a dica.

Deixe o seu comentário