Background Image
0 0
Risoto caipira, o risoto da casa de mãe

Compartilhe em suas redes sociais:

Ou você pode simplesmente compartilhar a URL

Ingredientes

Quantidade de porções
1 e 1/2 xícaras Arroz
2/3 de uma xícara Ervilha
1/2 Pimentão Pequeno
2/3 de uma xícara Milho verde
2/3 de uma xícara Champignon em conserva
1 Cebola(s) Pequena
2 colheres para sopa Requeijão
3 colheres para sopa Azeite
1 colher para chá Sal
1 colher para café Pimenta do reino
1/2 Peito(s) de frango
1 xícara Molho de tomate

Informação Nutricional

350g
Porção
498
Calorias
19
Proteínas
14
Gorduras
4
Saturadas
5
Fibras
518
Sódio

Marque essa receita

Você precisa fazer login ou se cadastrar para marcar este conteúdo.

Risoto caipira, o risoto da casa de mãe

Tipo:
  • Risotos
  • 35min
  • Porções 4
  • Fácil

Ingredientes

Instruções

Compartilhar

Existem receitas absolutamente comuns na minha infância (pode colocar uns trinta anos aí) e que eram completamente intuitivas e deliciosas. Sem muita técnica, apenas pensando na harmonia de sabores e na praticidade de se preparar um farto e rápido prato que por si só já representa uma refeição completa.

Muitas vezes que estamos sem tempo ou com preguiça de cozinhar recorremos a essa antiga receita, inspirada nos tradicionais risotos mas sem nenhuma gourmetização; usando ingredientes comuns mas que nem por isso fica devendo nada no quesito sabor.

Passos

1
Feito

Vamos começar preparando os ingredientes:
- Pique o champignon em fatias finas;
- Pique o pimentão em cubos bem pequenos, misture o vermelho com o verde se tiver em casa;
- Corte o peito de frango em 4 pedaços grandes.
- A cebola eu gosto de triturar no processador de alimentos, você também pode picar bem fina com a faca;

2
Feito

Coloque para cozinhar o peito de frango e as ervilhas em água fervente, use panelas separadas. O frango deve cozinhar, sem tempero nenhum, por 7 minutos. Não se preocupe com o tempero, na sequência iremos desfiar e refogar o frango. O que queremos nessa etapa é deixar o frango no ponto de cozimento ideal. As ervilhas devem cozinhar por apenas 1 minuto.

3
Feito

Agora refogue a cebola triturada em 1 colher de azeite por apenas 2 minutos. Acrescente o arroz e mais uma colher de sopa de azeite, frite-o com a cebola até todos os grãos ficarem brancos, mexa sempre para não queimar. Adicione 1 litro de caldo de galinha caseiro com uma colher de café de sal. Se for usar caldo em cubos, dissolva-o em 1 litro de água fervente e acerte o sal com cuidado. Deixe cozinhar em fogo baixo com a panela sem tampa até toda a água evaporar. Fique de olho para água não acabar e o arroz queimar. Se o arroz ainda estiver duro quando toda a água evaporar, acrescente mais 1/2 copo de água. Faça isso até que o arroz cozinhe completamente.

4
Feito

Retire o frango da água, passe pela água fria para que possa esfriá-lo ao ponto de permitir que seja trabalhado com as mãos. Dependendo do tamanho do peito algumas partes podem ficar pouco cozidas, por isso desfie o frango separando as partes que estão bem cozidas das que ainda estão cruas.

5
Feito

Vamos refogar agora o frango em 1 colher de azeite, pimenta-do-reino a gosto e uma pitada de sal. Coloque primeiro o frango desfiado que estava menos cozido, somente quando igualar o ponto adicione o restante.

6
Feito

Em uma panela bem funda no fogo baixo, adicione todos os ingredientes com exceção do requeijão, misture bem. Verifique o sal, acerte se necessário. Mantenha no fogo baixo, mexendo sempre, por um ou dois minutos para então desligar o fogo e deixar o risoto descançar com a panela tampada por 5 minutos.

7
Feito

Depois desse tempo acrescente as duas colheres de requeijão ao risoto e misture bem, sirva em seguida. Aqui em casa nós adoramos esse risoto coberto com um parmesão ralado. Bom apetite a todos.

Hanna Litwinski

Ela não gostava de cebola (bem louca) e decorou a palavra coentro em 7 línguas para nunca errar na escolha de um prato. Faz o tipo fresca, (desconfiada) mas, ama (quase) tudo que ele faz. Adora comer e gostaria muito que isso não engordasse. É meio desprovida de talentos “culinarísticos” mais refinados, embora execute o bê-a-bá com bastante dignidade. Foi recentemente promovida a assistente level 2 (além de lavar as vasilhas e buscar os alimentos, anda fazendo algumas coisinhas a mais).

Avaliações da Receita

Ainda não existe avaliaçõe para essa receita, deixe a sua avaliação no formulário abaixo
Churrasco de cauda de jacaré marinada na laranja
anterior
Churrasco de cauda de jacaré marinada na laranja
Molho pesto, receita original de Gênova (Itália)
próximo
Molho pesto, receita original de Gênova (Itália)
Churrasco de cauda de jacaré marinada na laranja
anterior
Churrasco de cauda de jacaré marinada na laranja
Molho pesto, receita original de Gênova (Itália)
próximo
Molho pesto, receita original de Gênova (Itália)

Deixe o seu comentário