Finalmente encontramos a receita secreta do L’Entrecôte
L’Entrecôte
Existe um tradicional prato Francês que ganhou o mundo nos últimos anos, trata-se do entrecôte grelhado servido com molho especial e acompanhado de batatas fritas. A receita original é de um restaurante em Paris chamado Le Relais de Venise ou somente L’Entrecôte. A proposta do restaurante é servir um menu simples: Uma salada de entrada, o entrecôte com batatas fritas como prato principal e uma sobremesa (neste caso existem 5 opções).
Essa fórmula vem sendo copiada por diversos restaurantes ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Como o prato é muito simples, toda a magia está no molho que acompanha o entrecôte e cada restaurante possui a sua receita.
Eu já preparo o tradicional molho para Entrecôte há algum tempo e sempre achei a minha receita muito saborosa. Como em cada restaurante que vou para comer o prato o “tal molho secreto” tem um gosto diferente, nunca busquei a original e sempre fui satisfeito com a minha versão.
Tudo mudou quando fiquei sabendo de uma matéria em um jornal francês (Le Monde) que teoricamente desvendava o mistério do molho secreto do tradicional restaurante francês criador do prato, o Le Relais de Venice, mais conhecido apenas como L’Entrecôte. Além dos ingredientes tradicionalmente encontrados nas diversas variações dessa receita existia um, no mínimo inusitado: fígado de galinha. Evidentemente os responsáveis pelo restaurante negam a reportagem e não revelam a receita original.
Na mesma hora fiquei fascinado por essa descoberta e decidi que nos próximos dias iria executar a minha receita acrescentando este ingrediente. Acabei não encontrando o fígado de galinha em nenhum supermercado e com preguiça de ir a um açougue acabei esquecendo este assunto, ao menos até hoje!
Quando a Hanna me disse que estava com vontade de comer o entrecôte eu me lembrei imediatamente que havia comprado fígado e guardado congelado, justamente para um momento como este. Com o fígado em mãos eu simplesmente executei a minha receita como de costume incluindo o novo ingrediente e não é que chegou perto da perfeição?!
Cozinha é isso mesmo, uma caixinha de surpresas e ao mesmo tempo um mundo a ser explorado por quem realmente está disposto a se aventurar no tema.
Abaixo as duas versões da nossa receita:
[c Receita com o inusitado ingrediente secreto, o fígado de galinha[/caption]
DICA
Fique esperto se quiser comer o entrecôte original, como eu disse muitos restaurantes utilizam o nome L’Entrecôte, até mesmo o Chef Olivier Anquier possui um, na verdade duas unidades em São Paulo: l’Entrecote d’ Olivier.
O restaurante que inventou o prato e o mais tradicional de Paris é o Le Relais de Venise (conhecido também somente como L’Entrecôte, ele fica na rua Boulevard Pereire, 271). Foi fundado por Paul Gineste de Saurs, atualmente possui mais 5 filiais e é dirigido por sua filha.
Le Relais de l’Entrecôte é outro restaurante do gênero, este aberto por outra filha de Paul, possui 3 unidades em Paris e 1 em Genebra.
L’Entrecôte é uma marca registra de uma rede de restaurantes presente em 5 cidades francesas, é de propriedade de um filho de Paul.
[…] Entre os locais favoritos daqui, Amanda cita o Vila Graziella, La Donosti, Filipa e o L’entrecôte. Em cada um, ela indica um prato, incluindo opções como polvo, ‘Pasta del Mar’ e o próprio entrecôte. […]