Ingredientes
-
600g Filé mignon
-
200g Champignon paris
-
200g Creme Azedo
-
1 colher para chá Páprica Picante
-
1 colher para sopa Mostarda dijon
-
1 colher para chá Sal
-
150g Farinha de rosca
-
50g Banha porco
-
150g Champignon paris
Instruções
O Estrogonofe chegou a Europa no início do século 20, com a fuga da nobreza russa após a revolução de 1917. Dizem que foi por lá que ganhou cogumelos no preparo, apesar da Rússia produzir e consumir muitos cogumelos.
O Estrogonofe só se espalhou de verdade pela Europa anos mais tarde, durante a segunda guerra mundial, difundido pelos soldados russos.
Já no pós guerra o prato chegou aos Estados Unidos e por lá ganhou o catchup no preparo e as batatas fritas (french fries) como acompanhamento. Foi de lá que importamos o Estrogonofe, que por aqui teve a batata frita substituída pela palha. Infelizmente o tal do catchup permaneceu no preparo do prato por aqui também.
Na receita original encontramos pouco dos ingredientes da nossa versão. Tivemos a oportunidade de comer algumas vezes em viagem à Rússia e confesso que apesar de gostoso, não tem a mesma graça do nosso (preferências, né?). Menos temperado, muitas vezes sem cogumelos e normalmente acompanhado de purê de batatas, a versão original lembra mais o nosso picadinho do que o bom e velho estrogonofe brazuca.
Evidentemente mesmo a receita original tem variações e com os turistas invadindo a Rússia, você vai encontrar até mesmo estrogonofe com batata frita e catchup por lá. Por isso vamos a um guia prático para você reconhecer um verdadeiro Befstroganov:
O que sempre você vai encontra em um verdadeiro Befstroganov
- Carne de boi
- Caldo de carne (feito com os ossos)
- Creme azedo (sour cream)
- Mostarda escura
O que você pode encontrar em um Befstroganov
- Pepino em conserva
- Cebola
- Páprica
- Purê de batatas
- Cogumelos
- Carne de boi levemente empanada em farinha fina de pão (sem uso de ovos)
O que você nunca vai encontrar em um Befstroganov
- Catchup
- Creme de leite
- Batata palha ou palito
Agora que você já conhece um pouco mais sobre esse prato tão popular por aqui, que tal preparar a receita autêntica na sua casa? Não se esqueça que você vai precisa preparar o creme azedo com um dia de antecedência. A receita você encontra neste link.
A foto abaixo é de um Befstroganov que experimentamos em São Patesburgo, clique na foto para conhecer o restaurante.
Passos
1
Feito
|
Corte o filé mignon primeiro em bifes com 1/2cm de altura. Em seguida corte em tiras de 5cm x 1cm. As tiras no prato russo são bem mais finas se comparadas aos preparados por aqui. |
2
Feito
|
Tempere a carne só com sal e passe rapidamente pela farinha de pão. Passe uma a uma as fatias pela farinha, removendo o excesso. |
3
Feito
|
Frite as tiras de carne empanadas em banha de porco. Se preferir pode usar algum óleo vegetal. Elas não devem ficar muito torradas, apenas douradas. |
4
Feito
|
Acrescente agora o caldo de carne, a páprica e a mostarda. Deixe ferver e reduzir um pouco. Aos poucos a farinha usada para empanar vai cozinhar e engrossar o caldo. Nessa hora você deve desligar o fogo e acrescentar o creme azedo e os cogumelos. |
5
Feito
|
Acerte o sal e sirva de preferência sobre um purê de batatas ou acompanhado de batatas douradas. |
Um comentário Esconder comentários
Receita sem o mínimo de entendimento cultural. ATENÇÃO, não coloquem farinha de rosca, fica um sabor muito ruim e só após fazer e que me dei conta em ler a receita original e pasmem tem um montão. Está por exemplo só na cabeça dos autores. Gastei muito dinheiro, segui exatamente ela é ficou muito ruim.